segunda-feira, 30 de abril de 2012

o canto do encanto...

E quando as coisas começam a perder aquele encanto que tinham... Perdem aquele brilho e aquele cheiro de livro novo. Não mais que de repente o novo se torna tão facilmente substituído pelo adjetivo pejorativo velho. Um momento tão efêmero passa silenciosamente como uma lágrima do céu que cai disfarçada de chuva. O gosto instigante da curiosidade se cessa numa auto sabotagem amarela.
É como se aquele ar verde novo que respirasse se tornasse marrom... Que por algum motivo sofreu a invasão do vermelho no seu território e o manchou. O problema é que o vermelho não é algo tão novo e fresco como o verde, e sim algo obsoleto, cheio de frustrações e decepções e distante. O vermelho como cor quente que é, ao contrário do que pensam, não é acolhedor. Ele afasta as coisas. Partículas no estado gasoso, em altas temperaturas se afastam, ao passo que em baixas, juntam-se a fim de reter o pouco calor que lhes restam.
Perder o encanto é como se afogar conscientemente. A luz vai diminuindo à proporção que desces às profundezas do oceano. Percebe toda aquela imensidão escura a tua volta e se dá conta de quão insignificante você sozinha é. O ar se vai e um vazio te completa, enche todo o seu pulmão de angústia e solidão até que finalmente se entrega a tais sentimentos e perde a magia azul da superfície límpida.
É perder algo que te motiva, render-se às desilusões da vida e se conformar com o otimismo alheio.
De certa forma sinto tudo isso, porém, no momento, não na perspectiva de quem perde o encanto e sim do encanto perdido. Podem até pensar que a agonia é unilateral, mas o encanto não gosta de ser perdido, ele deixa de existir se não for sustentado o tempo todo, ele sente a angústia de ir sumindo aos poucos e não conseguir reverter o processo, sente-se inútil por não conseguir se manter. Ser perdido é sentir sua vida escorrendo nas próprias mãos, como grãos de areia que caem livremente e não os pode segurar. É se ver morrer sem querer.
Mas o encanto sempre depende do encantado e essa dependência é maior do que a recíproca dela.

"Don't try to fix me
I'm not broken
Hello, I'm the lie living for you
So you can hide, don't cry"

But in fact, yes, I'm fucking broken...

Nenhum comentário: