sábado, 20 de junho de 2009

Sonhos...

Estava pensando hoje, quando acordei da pequena soneca de tarde...
Sobre sonhos... Bons, ruins, legais, pesadelos...

O que tive hoje foi horrível, passou de pesadelo! Mas pensei mais ainda em porque o achei horrível, se era apenas um sonho!
Deixe-me contar brevemente o que foi, sonhei que tinha dois tumores, um perto ao pulmão e o outro no cérebro, fiz a cirurgia, mas algo deu errado e só teria mais 24 horas de vida...
(...)
Até ai não me desesperei...
(...) nesse curto tempo que tinha, lembrei de tudo que fiz, de tudo que não fiz, mas o pior, a mais triste sensação foi a de não conseguir me despedir da pessoa! Eu ligava desesperadamente, mas ela não atendia, mandava mesagens- sem respostas!
(...)

Acordei chorando, péssima, por saber que isso pode acontecer, não de ter um tumor, sei que não tenho. Porém posso sofrer um acidente, não sei (espero que não).

Ai, depois que o susto passou, comecei a pensar, será que os sonhos são totalmente alheios aos fatos?! Ou são eles um reflexo abstratos dos acontecimentos reais?!
Acredito mais na segunda opção, porém a contra partida é: quando vamos deitar não escolhemos- ' hoje quero sonhar com tal coisa!'- Não, isso não existe!

Entretanto, algumas coisas devem ficar registradas em nosso subconsciente, penso eu!
O sonho, nada mais é que uma proteção, para não te deixar acordar. Mas as vezes confundimos esses sonhos com nossos ideais! E acabamos passando a vida toda sonhando...

Poderia simplesmente me prender a um sonho e vivê-lo, fazendo com que ele se torne real. Poderia também acreditar no sonho e nada fazer para mudar a situação fantasiada nele! Não significa que vou ignorá-lo, todavia não devo vivê-lo como principal caminho.

É fato que ninguém quer ter pesadelos, mas as vezes os temos e devemos enfrentá-los. Essa superação não é apenas para os sonhos, para o mundo real também é válida. Mesmo tendo 15 anos, as vezes tenho que ser mais adulta e tenho que entender quem tem essa necessidade também.

Com o passar do tempo, vamos desenvolvendo uma maturidade, um jeito de nos proteger, de nos enfrentar, de pensar. Ela não é genérica, cada um a interpreta de um modo. O único ponto genérico dessa chamada maturidade é respeitar a interpretação do outro! Essa é a parte mais dificil, pois, ao contrario dos sonhos que é só seu, as pessoas não são suas, você não manda nelas, então deve respeitá-las e compreendê-las!

Admito ser uma analogia engraçada : sonhos x pessoas reais. Mas é bem interessante, no sonho ou temos tudo, ou não temos nada. Na vida real não é assim, existe (ainda bem) uma parcialidade presente em cada contexto!

Pensei nos tipos de sonhos, além dos citados no começo, descobri dois: o consciente (de um adulto, adolescente) e o ingênuo (de uma criança).
Quando eramos crianças nossos sonhos eram sem importâcia, exceto quando tinhamos medo deles, a, íamos durmir com a mamãe, ou nos cobríamos com o cobertor.
Na adolescência são diferentes, nós pensamos neles, contamos para os amigos, nos preocupamos com eles... E penso que é por isso que nos assustam mais, pelo fato de agora termos consciência de que as coisas podem acontecer, e infelizmente dormir com a mãe, ou se cobrir com o edredon não ajudará mais!

Teremos que resolver os medos e problemas sozinhos. E totalmente diferente de um sonho, que de repende você acorda e tudo passou!

Um comentário:

Mariposa disse...

achei muito interessante seu texto
:)
nao da pra te seguir, vc nao tem esta opcao!
legal o blog flor