quarta-feira, 17 de junho de 2009

Algumas reflexões...

Dizem que somos livres...
As leis dizem que somos livres...

Discordo! Simplesmente não somos...
Nascemos, choramos horrores por perceber que estamos em um lugar estranho, somos desprotegidos, daí vem os médicos e aquelas pessoas que irão te acompanhar por um bom tempo, popularmente conhecidos como pais!
Estes lhe atribuem um nome, escolhem suas primeiras roupas...

Somos obrigados a aceitar!

Depois quando crescemos eles nos ensinam os bons modos, ditam certas regras de convivência, continuam a escolher nossas roupas e pior conotam nossa opinião! Dizem também que quando ficarmos mais crescidinhos devemos gostar apenas de determinadas pessoas, as outras não podem, pois é errado!
Vamos para a escola e lá os professores lotam nossas cabeças de assunto possivelmente inuteis, que serão apenas utéis para passar no vestibular! Somos pequeninos robôs, sentados em carteiras, toca o sinal, levantamos, toca o sinal de novo, voltamos para a sala de aula!

Continuamos obrigados a aceitar tudo!

Chega a adolescência.. Momento complicado, começamos realmente a pensar sobre a vida, a nos interessar pelo que somos, queremos testar tudo... Mas, chega nossos pais e a sociedade e diz: Não isso você não pode! Não, você nao pode pensar isso, não pode fazer isso, não pode ir ali, não pode gostar de tal pessoa! Não, não, não!

Infelizmente temos que aceitar, alias nossos pais é quem mandam... Afinal somos menores de idade e eles mandam e nós!

Crescemos! Viva, liberdade! Ou não! A mamãe fala (e a sociedade meio que obriga), filhinha você tem que casar! Tem que trabalhar, morar numa casa bonita, ser uma boa esposa e blábláblá!

Depois disso? Você simplesmente morre! O que voce fez?! O que mandaram você fazer!

Ai me pergunto.. Em alguem momento perguntaram o que Eu queria fazer?!
Perguntaram o que eu queria ser, fazer, sentir, comer?!!?!?!
Não!
A única coisa que fazem é ortogar leis, costumes.

Mas não se enganem.. Os adultos também não são livres!
Ninguem na verdade.. Apenas achamos que somos, entretanto somos seres alienados e presos a nós mesmos!

Não digo que tudo deveria ser solto.. Sem regras.. Viver numa total anarquia... Mas não deveriamos ser tão presos e iludidos em pensar que temos liberdade!
Até no amor somos presos, nos fixamos em alguma pessoa, nos prendemos a ela! Limitamos nossas idéias em apenas pensar ou imaginar o que queremos! Simplesmente não escolhemos nossas vidas, não escolhemos o que vamos sonhar!

Shakespeare disse: "Se os homens fossem constantes seriam perfeitos."
Eu discordo... discordo porque nada é constante e se fosse, como uma ilusão metafísica, não seria perfeito! Não só pelo fato de não exstir a perfeição, pois é ideal, mas pelo fato de que: aquilo que é constante não está adepto a modificações, não muda de ideia, não sente nada novo, não arrisca nada....

"Por que há direito ao grito, então eu grito"
Clarice Lispector
Com essa eu concordo...

Reclamamos de não ter liberdade, mas não lutamos por ela, temos varios direitos... Boa parte das pessoas nao sabem nem metade deles!
Falam que é imoral dizer certas coisas em certos lugares.. Que é imoral e antiético falar a verdade de certa forma! Porém o que é moral e ético então?! Se nos inibem de tudo?!

Sei que o que realmente é imoral é desistir! Desistir de nós mesmo e de todas as outras pessoas!
Porque quando desistimos de alguem, estamos simplesmente dizendo: Não ligo! E é isso que é antiético, isso que acaba com o mundo!

Muitas vezes nem ouviremos esse 'Não ligo', ouviremos apenas o silêncio das pessoas e sentiremos o desgosto de viver!

Nenhum comentário: