terça-feira, 28 de julho de 2009

Bodas de ouro!

Yupiiii... Vamos comemorar! Bodas de ouro para o blog!
Hahaha!
50 postagens! ^^

Quanta perda de tempo! Tanta coisa importante para pensar e é isso que as pessoas fazem... Comemoram, festejam, ignoram, negligenciam e abandonam.

Estava ontem conversando de madrugada com a minha mãe. Eu estava com medo de não ter mais o que fazer, 2 anos e meio não existir mais universidades públicas. Disse que por mais horrivel que parecesse eu gostaria de ter vivido na ditadura, ai pelo menos teria feito algo. Ela disse: "Calma, vocês terão muitas coisas para fazer!".

Dai fiquei pensando.. E teremos mesmo, porém a questão é: faremos? Não sei! Do jeito que estamos agora, parece-me que não.
Entretanto, continuei a pensar, indagar e tentar achar algo que ative as pessoas, despertem-as...
Sim, descobri (pelo menos acho que descobri), a tal coisa é a curiosidade!

O novo, o que não estamos acostumados, o que não sabemos como funciona... Todos são curiosos, alguns mais, outros menos, mas são! É isso que tem que ser explorado para motivar-nos.
Com auxílio do fator desafiador, pelo fato de termos medo do que é novo, precimos de um combustível para nos mover: vontade de provar que conseguimos (popurlamente, dizemos que aceitamos o desafio).

Daqui uns 10 anos, aproximadamente, eu terei 25 anos, teoricamente adulta, pretendo já ter terminado a faculdade... Mas nesse periodo muitas coisas estarão acontecendo, coisas que teremos de escolher entre: 1ª nada fazer e sofrer depois com as respectivas consequências, ou 2ª fazer algo e lidar com as consequências de querermos mudança!

Ontem, perguntava-me sem parar, o que, como, quando, onde... Como sou pouco sistematica, fiz um processo de raciocínio. Comecemos pelas escolhas:

1ª- Se nada fizermos, teremos como problemas socioesconômicos os que já temos hoje, porem em quantidade maior. A educação será cada vez mais restritiva e mais difícil de ser aplicada, a liberdade de escolha, opção, expressão, será vetada pela mídia, mais do que é atualmente, a super população acarretará problemas em relação a comida e a água (além do desperdício), a ecologia praticamente perderá suas forças quanto as questões de proteção ao meio ambiente.

2ª- Caso nos organizemos e conseguirmos levantar uma bandeira, teremos o problema pelo fato de sermos, como gostam de dizer, 'os revoltados', a oposição... Mas, podemos conseguir!

Agora a pergunta mais pertinente: O que eu vou ter para fazer? Para mudar? Fiquei pensando, o mundo já está uma droga, como melhorar?!
Todos os problemas da primeira opção, serão nossas causas!
Anos 60, 70, 80 lutaram pela nossa liberdade, por uma sociedade mais justa. Anos 90 (antes também) meus pais, amigos e milhões de pessoas lutaram em sindicatos, CUT, APEOESP e agora acabaram. Esses 40 anos de luta, foram em vão?!

Vinte anos de ditadura militar no Brasil, milhões de torturados, mortos e nós o que fazemos para agradecer essa luta? Nada!
Anos de manifestações e protestos para melhorar as condições trabalhistas, acabar com a exploração infantil, com o manicômio, com o preconceito e o que fazemos? Nada!
Tem uma poesia, que não me lembro do autor, muito menos dela inteira, mas é mais ou menos assim:
" um dia eles chegam e acabam com seu jardim e voce não fala nada
no outro dias eles invadem sua casa e voce não fala nada
no último dia eles tampam-lhe a garganta e te cortam, ai já não podes dizer mais nada"
(algo parecido com isso)

É assim que seremos? Máquinas do capitalismo? Reféns da sociedade?
Não, não podemos! Devemos isso a muitas pessoas que deram a própria vida, para que hoje possamos andar livremente nas ruas e mais que isso, devemos a nós mesmos.

Não seremos uma geração esquecida, nem uma geração sem argumento, não seremos controlados ou privados de qualquer direito!
Como fazer tudo isso?
Nos interessando pelos acontecimentos do mundo, nos importando com as pessoas, não faremos caridade, não! Faremos o que tem que ser feito!
Podem me contestar e dizer: "mas eu não gosto de política". Tudo bem, ninguém é obrigado a gostar, mas é uma questão maior que nossos simples caprichos, é uma luta para um bem maior!

Assim como nossos pais lutaram por eles e por nós, temos que lutar por nós e pelos próximos!
Não pensaremos em nossas diferenças, pensaremos nas igualdades e necessidades em comum, não deixaremos que os medos privados invadam o lugar público.

Porque antes de pensarmos que temos que nos cuidar e viver bem, temos que pensar que para isso, precisamos conseguir viver primeiro!

2 comentários:

Paula disse...

certíssima *O*

Unknown disse...

owww. depois das bodas de ouro vem o quee??? e eu concordo com a bridi. :D uhashuasuhauhsas. e que falta do que faze em meu? auhshuashuashuashuashuahus
adoro seus textos mah. :D

bjoo